terça-feira, 3 de abril de 2012

Espetáculo da Cia. Experimental de Dança tem como tema o brega


   A Cia. Experimental de Dança Waldete Brito iniciou o processo de pesquisa para o seu novo espetáculo, que terá como tema o brega. Com o título provisório de "Festa na Cidade", a nova produção cênica da Cia . tem por objetivo aliar o ritmo bregueiro e as características peculiares do universo brega  à linguagem da dança contemporânea.
   A pesquisa inicial feita pelos bailarinos teve como base o livro "Festa na Cidade: o circuito bregueiro em Belém do Pará", do pesquisador, doutor em Antropologia e professor da Universidade Federal do Pará, Antônio Maurício Costa. O professor também participou de um bate-papo com os intépretes-criadores da Cia., no qual falou um pouco mais sobre a pesquisa de sua tese de doutorado pela USP, a qual resultou no livro.

O livro "Festa na cidade:o circuito bregueiro de Belém do Pará" apresenta um olhar antropológico sobre o universo bregueiro da cidade nas décadas de 80 e 90, até o ano 2003, retratando os vários personagens que o compõem (empresários, donos de aparelhagens, as festas e seus frequentadores, movimentaçãoeconômica, etc), além de mostrar o significado do brega para os paraenses, tornando-o uma "reinvenção"local,com características diferentes do que o termo representa para o resto do país. 

   Além das referências bibliográficas, também fazem parte do processo de pesquisa da Cia. Experimental de Dança  algumas aulas de dança de salão com a professora Lana Santos, e pesquisas de campo em alguns bailes da cidade.

Pesquisa de campo no Baile da Saudade do Botequim
A cia. em uma aula de dança de salão.
   A estréia de "Festa na Cidade" está prevista para o segundo semestre de 2012.

Texto: Anna Raquel Castro - CEDWB
Imagens: Internet (www.urbe.net) e Anna Raquel Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário