domingo, 18 de novembro de 2012

"O GLORIOSO AUTO DO NASCIMENTO DO CRISTO-REI " no Espaço Experimental


O GLORIOSO AUTO DO NASCIMENTO DO CRISTO-REI é um texto dramático de Hudson Andrade, premiado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, em 2004. Neste mesmo ano ele ganhou sua primeira montagem. Depois seguiram-se outras encenações até 2010. A cada ano, uma nova forma de apresentá-lo era concebida e para cada uma delas uma nova trilha sonora era composta.
A partir dessa premissa criou-se CANTATA, que reúne peças musicais cunhadas por Júnior Cabrali, diretor musical da Companhia Teatral Nós Outros. Um pequeno formato deste trabalho foi apresentado ao público no último dia 30 de outubro, no SESC Boulvard em Belém, dentro da programação cultural de lançamento do livro Quadra de Encantarias, que traz o texto deste espetáculo. A receptividade do público foi enorme. Alegre e cheia de ritmo, a performance encerrou com chave de ouro a noite e angariou fartos aplausos da platéia. Então foi ampliada para a proposta que ora segue.
Uma cantata (do italiano "cantata") é um tipo de composição vocal, para uma ou mais vozes, com acompanhamento instrumental, às vezes também com coro, de inspiração religiosa ou profana, contendo normalmente mais de um movimento e cujo texto, em
vez de ser historiado, descrevendo um fato dramático qualquer, é lírico, descrevendo uma situação psicológica. Esse gênero foi muito explorado, no período barroco, por compositores como Johann Sebastian Bach, que escreveu mais de duzentas cantatas, muitas delas com trechos famosos, como é o caso do coral Jesus, alegria dos homens. Aqui, misturamos os elementos musicais típicos dos autos populares, como os romances – característicos do nordeste brasileiro – e as cirandas, que convidam o povo a dançar para celebrar o nascimento do Menino Jesus, o principal tema das Pastorinhas, uma das inspirações do texto original.
Junto as canções seguem-se trechos da peça, interpretados por atores, assim como um trecho de O Primeiro Milagre do Menino Jesus, do italiano Dario Fo, lembrando os momentos engraçados que permeiam os autos quando estes percorrem os interiores do Brasil apresentando-se nos terreiros das casas.
 

Ficha Técnica

O Glorioso Auto do Nascimento do Cristo-Rei – Cantata

Textos: Hudson Andrade & Dario Fo

Direção: Hudson Andrade

Realização da Companhia Teatral Nós Outros

Com: Hudson Andrade, Júnior Luan, Brends Nunes, Cacau Novais, Danilo e Dandara

Direção musical: Junior Cabrali

Assessoria e Produção: Parla Página


Serviço:

O Glorioso Auto do Nascimento do Cristo-Rei - Cantata

Datas: 14, 15 e 16 de dezembro de 2012

Hora: 20h

Local: Espaço Experimental de Dança(RuaDomingos Marreiros, entre travessa 14 de abril e travessa Castelo Branco).



Texto: Cia. Nós Outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário