Processo Criativo

A cada nova produção cênica um planejamento estético-criativo é organizado para materializar a ideia coreográfica. O sistema poético de improvisação e acaso configura-se como a via fértil para experimentar, criar e renovar as pesquisas cênicas da companhia. Deste modo, a criação dos espetáculos demanda um processo colaborativo centrado na pessoalidade de cada intérprete-criador. A dramaturgia geral se processa a partir de distintos estímulos indutores, do temático ao mais abstrato, estes por sua vez, tendem a quebrar com a "regularidade" estética dos percursos criativos, precedentes. 

Processos Criativos da Cia Experimental de Dança Waldete Brito


Espetáculo Festa na Cidade

A nova produção da Cia. Experimental de Dança Waldete Brito mergulha no universo brega. O processo criativo se dá a partir de aulas de dança de salão, pesquisa musical, pesquisa de campo em bailes na cidade e leitura de textos sobre o tema. A estréia está prevista para o segundo semestre de 2012.

Parte do elenco em pesquisa de campo no Baile Brega Chique, com Lia Sophia.

Espetáculo (Des)Vestidos

Baseado no poema de Carlos Drummond O caso do Vestido.

Os intérpretes-criadores da Cia. Experimental de Dança Waldete Brito, discutindo a nova produção cênica, (Des)Vestidos.

Interpretação do texto

  O diretor teatral, ator e professor Marton Maués,  reuniu-se várias vezes  com o elenco  para o estudo das circunstâncias dadas  referentes à vida do poema,  O Caso do Vestido.  A cada encontro para o exercício da leitura, novas descobertas das características dos personagens, do local, do período, da atmosfera de tensão da vida dos personagens eram diferentemente reveladas para cada bailarina.  Um exercício maravilhos e diferente vivenciado pelo elenco.  As impressões acerca do texto foram transformadas  em material para a pesquisa coreográfica, assim, cada bailarina em sua releitura do poema construiu a sua dança pessoal, e pelo gesto e movimento encontrou a sua própria maneira de criar, sentir, e dançar a essência do poema  que serviu como elemento indutor para a dramaturgia coreográfica. 

Elenco em reunião com Marton Maués.

Laboratório Teatral

A convite da companhia, a diretora teatral, atriz, professora e Dra.Wlad Lima, compartilhou de importantes momentos do processo de pesquisa da dramaturgia coreográfica do (DES)VESTIDOS. Vale sublinhar, que nos vários  encontros com o elenco foram trabalhados alguns jogos teatrais, a fim de provocar nos inérpretes a essência  da trama que envolve os  personagens do poema, para uma releitura a partir da poética coreográfica.
Bailarinas da Cia. em laboratório de criação com Wlad Lima.



Espetáculo O Seguinte é Isso...

Cia. em laboratório de contato e improvisação.                               





Espetáculo Por Onde se Vê

Cia. em bate-papo com o artista plástico Emanuel Franco, sobre as impressões do espetáculo Por onde se vê.

Emanuel Franco foi um dos curadores do espetáculo.

O elenco experimentando os materiais cênicos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário